O que é DirectX?
Você provavelmente já ouviu alguma coisa sobre esse nome, agora vai descobrir exatamente o que ele significa!
Criar jogos ou outros aplicativos gráficos eram tarefas absurdamente complexas antes das Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) aparecerem no mercado, e o DirectX é a mais famosa e usada interface quando o assunto é jogos eletrônicos.
Segue abaixo um exemplo (tecmundo) da dificuldade de se programar antes das APIs:
Desenhando formas na tela
- Pixel nas coordenadas X123, Y456. Recebe a cor amarelo.
- Pixel nas coordenadas X124, Y456. Recebe a cor amarelo.
- Pixel nas coordenadas X125, Y456. Recebe a cor amarelo.
- E assim vai.
Continue fazendo isso 20.000 vezes até que você obtenha um triângulo-retângulo com 200 pixels de largura nos catetos. Para movimentá-lo horizontalmente, basta mover todos os pixels uma unidade acima na coordenada Y.
Achou trabalhoso? Pois saiba que esse ainda é apenas o conceito abstrato. Para conseguir aplicá-lo, você precisa adquirir as especificações da placa de vídeo para saber como o fabricante implementou a função “pintar pixels” dentro do sistema operacional sendo utilizado. Se o modelo da placa de vídeo mudar, é provável que você também tenha de fazer todas as modificações no seu programa para que ele continue reproduzindo o mesmo efeito.
Entenderam a dificuldade da coisa?
Imaginem como seria programar jogos como Crysis 3 dessa forma!!!!
Imaginem que depois de toda essa dificuldade, o programa ou jogo programado só iria funcionar da forma esperada com a placa de vídeo para a qual foi programado!
Pensando em melhorar as coisas, grandes empresas de hardware e grandes empresas de software se juntaram para criar a grande solução, que foram as APIs, uma forma de padronizar a maneira como diferentes computadores iriam interpretar esses códigos e exibi-los na tela.
Basicamente conseguiram fazer com que os programadores ao invés de escreverem todos aqueles códigos pro exemplo do triângulo amarelo, precisassem apenas inserir nas APIs o tamanho do triângulo e a cor do mesmo e as APIs fariam o trabalho duro e mecânico em seus lugares, de forma quase instantânea.
História do DirectX
A primeira versão do DirectX veio em 1995 junto com o Windows 95 da Microsoft™ para substituir o seu antecessor, a API WinG, que era usada no DOS e no Windows 3.1 até aquele momento, e se destacou do resto por ter sido feito especialmente para jogos.
De lá pra cá, muitas versões do DirectX foram lançadas, trazendo evolução contínua nos efeitos apresentados e na qualidade de realismo do que era programado.
Da versão DirectX 10 em diante, a API usou da arquitetura WDDN do Windows Vista, e são versões que não funcionam em Windows anteriores ao Vista, como o Windows XP por exemplo.
Desde que foi lançado em 1995, o DirectX da Microsoft já tinha como concorrente o pacote de APIs OpenGL, da Silicon Graphics Inc. Inicialmente, OpenGL era mais voltado para trabalhos profissionais do que para a produção de jogos. Mas, diferente da tecnologia da Microsoft™, todo o código-fonte do OpenGL é aberto.
*Exemplo da qualidade do DirectX 11
Console Xbox - Curiosidade
O primeiro console de jogos da Microsoft™ se chamava inicialmente DirectXbox, pois foi baseado no sistema DirectX, assim como os jogos de computador são.
Depois eles decidiram encurtar o nome para Xbox.
O Xbox 360 também é baseado no DirectX.
Gostaram da matéria?
Curtam o PlacasAMD no Facebook e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário