3D Rage I - 1995 em diante
O primeiro processador gráfico dessa série foi o 3D Rage, que tinha 2 MB de memória e 32 bits. Ele se baseava primariamente no chip 2d Mach32 da geração anterior, tanto que ele é reconhecido pelos dois nomes. O 3D Rage tinha aceleração de vídeos MPEG-1 e algumas funcionalidades 3d.
3D Rage II - 1996 em diante
O 3D Rage II veio no ano seguinte, trazendo duas vezes o desempenho 3d do Rage I e usava memórias EDO RAM ou SGRAM dependendo da versão, com
4 MB de memória máxima e barramento de 64 bits.
3D RAGE PRO - 1997 em diante
A terceira revisão do Rage foi chamada de Pro e trouxe melhorias diversas, entre elas iluminação, neblina, transparência, correções geométricas, entre outras.
Foi fabricado para o padrão Accelerated Graphics Port (AGP) e os melhores modelos tinham 8 MB de memória SGRAM ou 16 MB de memória WRAM com barramento de 64 bits.
Este chip foi lançado com algumas variações, sendo chamado Rage Pro Turbo em algumas, mas o desempenho era bastante similar entre as placas de vídeo.
Rage 128 - 1998 em diante
A última revisão da Rage Series da ATi™ aconteceu com o Rage 128, um acelerador gráfico que trouxe 32 MB em um barramento de 128 bits em sua versão "VR" (realidade virtual) e 64 bits em sua versão "GL".
Em 1999 foi lançada a versão Rage Fury Maxx com 64MB de memória.
Muitas especulações foram feitas sobre o aguardado Rage 256 (ou Rage 6), em 2000 o aguardado acelerador gráfico foi lançado com um nome totalmente novo:
R100 - RADEON SERIES
Nenhum comentário:
Postar um comentário