Translate

Usar mais de uma placa de vídeo? AMD CrossFireX !!


Neste artigo vamos falar um pouco sobre uma tecnologia bastante usada por jogadores entusiastas que adoram desempenho quando o assunto é a máxima qualidade gráfica.

Você já sabe o que é CrossfireX?
Aprenda agora!

CrossFireX - Primeira Geração

Em 27 de setembro de 2005, a ATI™ disponibilizou para o público a sua tecnologia, que trazia a proposta de usar placas de vídeo em paralelo, cada uma sendo responsável por parte do processamento do que apareceria na sua tela, e seria usada principalmente em jogos.

Na época a novidade era chamada apenas de CrossFire, e precisava de uma
placa-mãe compatível com a tecnologia e de duas Placas de Vídeo, sendo uma delas uma edição especial chamada Master (mestre). A placa mestre se conectava com a placa regular por meio da conexão DVI que mandava sinais incompletos para que as placas processassem e enviassem o sinal completo para o monitor.

Pouco tempo depois a ATI passou a usar conexões DVI modificadas com links duplos, fazendo com que a largura de banda entre as placas aumentasse.


CrossFireX - Segunda Geração

Na segunda geração surgiu o chipset CrossFire Xpress 3200 em algumas placas-mães, e nelas não era mais necessário que uma das placas CrossFire Ready fosse Master, como anteriormente, exceto pela séries X1900.

Nesse CrossFire, a comunicação era feita por software, fazendo que o hardware, nesse caso os barramentos PCI-Express, se comunicassem efetuando o processamento paralelo.

O CrossFire inicial era um procedimento muito caro, e esse novo CrossFire via software era muito lento! Qual foi a solução? A terceira geração!


CrossFireX - Terceira Geração

Na época do lançamento da Radeon X1950 Pro, a ATI revisou completamente a infraestrutura de comunicação entre as placas que usavam CrossFire.
Eliminaram de vez o uso da Master e do cabo DVI Y que ligava as placas, e passaram a usar uma nova conexão criada em cima de suas placas, que era muito mais rápida e direta.

Vários chipsets foram lançados aumento cada vez mais a participação dessa tecnologia no mercado, até que em 19 de novembro de 2007 a AMD™ lançou a tecnologia CrossFireX, aumentando o número de placas de vídeo que podiam trabalhar em paralelo para 4 placas!

É a tecnologia usada hoje e é considerada bastante vantajosa por jogadores do mundo inteiro.


Gostou do artigo?
Curta nossa página no Facebook!
http://facebook.com/placasamd

Nenhum comentário:

Postar um comentário