Translate

O que é DirectX? PlacasAMD.blogspot.com responde

O que é DirectX?

Você provavelmente já ouviu alguma coisa sobre esse nome, agora vai descobrir exatamente o que ele significa!


DirectX é um conjunto de funcionalidades lançado em setembro de 1995 que organiza a comunicação entre as peças do computador (hardware) e os programas (software), e foi criado pela Microsoft™ com o intuito de facilitar um pouquinho a vida dos programadores de jogos eletrônicos e de outros aplicativos gráficos.

Criar jogos ou outros aplicativos gráficos eram tarefas absurdamente complexas antes das Interfaces de Programação de Aplicativos (APIs) aparecerem no mercado, e o DirectX é a mais famosa e usada interface quando o assunto é jogos eletrônicos.

Segue abaixo um exemplo (tecmundo) da dificuldade de se programar antes das APIs:


Desenhando formas na tela


Imagine que você seja um desenvolvedor e queira desenhar um simples triângulo amarelo na tela e fazê-lo se movimentar. Você sabe que todas as formas são mostradas no monitor graças à junção de vários pixels coloridos. Então, nada mais justo do que fazer isso pintando pixel a pixel. A abstração desse trabalho seria algo parecido com isso.

  • Pixel nas coordenadas X123, Y456. Recebe a cor amarelo.
  • Pixel nas coordenadas X124, Y456. Recebe a cor amarelo.
  • Pixel nas coordenadas X125, Y456. Recebe a cor amarelo.
  • E assim vai.

Continue fazendo isso 20.000 vezes até que você obtenha um triângulo-retângulo com 200 pixels de largura nos catetos. Para movimentá-lo horizontalmente, basta mover todos os pixels uma unidade acima na coordenada Y.



Achou trabalhoso? Pois saiba que esse ainda é apenas o conceito abstrato. Para conseguir aplicá-lo, você precisa adquirir as especificações da placa de vídeo para saber como o fabricante implementou a função “pintar pixels” dentro do sistema operacional sendo utilizado. Se o modelo da placa de vídeo mudar, é provável que você também tenha de fazer todas as modificações no seu programa para que ele continue reproduzindo o mesmo efeito.


Entenderam a dificuldade da coisa?

Imaginem como seria programar jogos como Crysis 3 dessa forma!!!!




A chegada das APIs

Imaginem que depois de toda essa dificuldade, o programa ou jogo programado só iria funcionar da forma esperada com a placa de vídeo para a qual foi programado!
Pensando em melhorar as coisas, grandes empresas de hardware e grandes empresas de software se juntaram para criar a grande solução, que foram as APIs, uma forma de padronizar a maneira como diferentes computadores iriam interpretar esses códigos e exibi-los na tela.

Basicamente conseguiram fazer com que os programadores ao invés de escreverem todos aqueles códigos pro exemplo do triângulo amarelo, precisassem apenas inserir nas APIs o tamanho do triângulo e a cor do mesmo e as APIs fariam o trabalho duro e mecânico em seus lugares, de forma quase instantânea.

História do DirectX

A primeira versão do DirectX veio em 1995 junto com o Windows 95 da Microsoft™ para substituir o seu antecessor, a API WinG, que era usada no DOS e no Windows 3.1 até aquele momento, e se destacou do resto por ter sido feito especialmente para jogos.

De lá pra cá, muitas versões do DirectX foram lançadas, trazendo evolução contínua nos efeitos apresentados e na qualidade de realismo do que era programado.

Da versão DirectX 10 em diante, a API usou da arquitetura WDDN do Windows Vista, e são versões que não funcionam em Windows anteriores ao Vista, como o               Windows XP por exemplo.

Desde que foi lançado em 1995, o DirectX da Microsoft já tinha como concorrente o pacote de APIs OpenGL, da Silicon Graphics Inc. Inicialmente, OpenGL era mais voltado para trabalhos profissionais do que para a produção de jogos. Mas, diferente da tecnologia da Microsoft™, todo o código-fonte do OpenGL é aberto.

*Exemplo da qualidade do DirectX 11

Console Xbox - Curiosidade
O primeiro console de jogos da Microsoft™ se chamava inicialmente DirectXbox, pois foi baseado no sistema DirectX, assim como os jogos de computador são.
Depois eles decidiram encurtar o nome para Xbox.
O Xbox 360 também é baseado no DirectX.


Gostaram da matéria?
Curtam o PlacasAMD no Facebook e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário